Abstract:
Esta pesquisa tem a intenção de identificar como as performances de influenciadoras digitais da temática de beleza operam a partir do Instagram e de que forma estão situadas na comunidade criada ao seu entorno. Para isso, escolhemos realizar a análise da performance da criadora de conteúdo Laura Brito1, como ponto de partida, dada as práticas comunicacionais marcadas por uma estética amadora e a propriedade na gestão dos recursos disponíveis pelas plataformas de redes sociais. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e um método que parte da perspectiva de pesquisa da teoria fundamentada Fragoso, Recuero, Amaral (2011). As análises empíricas foram realizadas tendo a ideia de performance do ponto de vista metodológico Amaral; Soares; Polivanov (2018) e de conceito, de Schechner (2003, 2006). A pesquisa buscou identificar e descrever as dinâmicas de interação com base no consumo dos sujeitos com reflexões através do modelo de análise de codificação/decodificação de Hall (2003) e as noções de circulação de Fausto (2010) e Silverstone (2002). Propõe-se um diálogo entre as noções distintas dando um entendimento mais satisfatório sobre a circulação no processo comunicativo. Entre os resultados da pesquisa identifica-se o entrelaçamento no processo comunicacional desencadeado por performance, consumo e circulação. Além do esclarecimento acerca da instauração de uma estética amadora que visa proporcionar experiências menos roteirizadas e mais espontâneas aos sujeitos.