Resumen:
Este trabalho de tese desenvolve um método para análise e apoio à decisão no processo de renovação de frota de embarcações afretadas, dedicadas ao suprimento de unidades marítimas (UM’s) de exploração e produção de petróleo e gás natural. O objetivo do método é determinar a composição mais adequada de contratos de afretamento, considerando as incertezas relacionadas à demanda e aos preços de afretamento, a fim de manter o atendimento pleno das necessidades das UM’s, ao menor custo possível. Para cumprir este objetivo foi desenvolvido um método de análise e solução para o problema, que envolve: exame das informações disponíveis, modelagem do problema, estudo e implementação de estratégias de otimização sob incertezas, análise de valor e avaliação de resultados. O método foi aplicado em um problema real de uma grande empresa de petróleo e gás, que atua no Brasil, onde foram avaliados diferentes cenários de demanda e preços para se chegar ao plano ótimo de afretamento. A análise dos resultados obtidos mostra que as técnicas de otimização que consideram simultaneamente as incertezas na modelagem matemática do problema são as mais adequadas para a resolução de problemas como o apresentado.