Resumen:
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de atuação de Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais, delimitando-se a um componente da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS II - Passagem, localizado no município de Tubarão/SC. Realizou-se um estudo de caso envolvendo os educadores e demais profissionais que atuam com os grupos socioeducativos de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e análise documental, objetivando analisar as interfaces entre a Gestão Sociopedagógica, a Pedagogia Social e a formação dos educadores sociais do CRAS II. Entre os teóricos inspiradores deste, trabalho destacam-se Pestalozzi e Érico R. Machado na discussão sobre a Pedagogia Social, Heloísa Lück nas reflexões sobre Gestão Educacional, e Aldaísa Sposati nos estudos sobre a Assistência Social. Desenvolver esta pesquisa permitiu promover uma aproximação entre o campo da Pedagogia Social e o ambiente socioassistencial da PNAS, com base nas Diretrizes do SUAS. Analisar os princípios da gestão, da gestão social e da Pedagogia Social oportunizou a composição de uma tríade para significar a “Gestão Sociopedagógica” e assim compreender a contribuição dessa gestão para a formação dos educadores no ambiente multidisciplinar do CRAS. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da formação continuada para os profissionais do SCFV e subsidiaram, como processo interventivo, a elaboração de uma trilha de capacitação direcionada aos educadores sociais do CRAS II, desta forma instrumentalizando-os para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidade social por intermédio da Educação Social na Assistência Social.