Resumo:
Este trabalho objetiva analisar os fatores associados a evasão escolar, em uma Escola Técnica, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, em seus Cursos Técnico de nível médio subsequente ou concomitante. O estudo analisa a trajetória dos estudantes egressos nas turmas 2018/1. No que se refere à evasão escolar, a discussão encontra-se fundamentada na revisão de literatura, entre dissertações, teses e artigos: Scremin (2008), Martinho (2014), Cruz (2013), Oliveira (2016), Carneiro (2015), Leite (2012), Basso (2014), Araújo (2013), Meira (2015), Queiroga (2017), Gugelmin (2015), Oliveira (2016b), Dore e Lüscher (2011), Lima (2019), Fialho (2018), Figueiredo e Salles (2017), Pedralli e Cerutti-Rizzatti (2013) e Mendes (2013), que abordam questões da evasão escolar no Ensino Técnico Profissional. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, com uso de dados quantitativos. Os instrumentos utilizados consistiram na análise de dados obtidos por ações institucionais na prevenção contra a evasão escolar e documentos internos da instituição de ensino. De acordo com os dados produzidos, os resultados mostram que os fatores concernentes à evasão escolar estão intrinsecamente relacionados com aspectos tanto externos quanto internos à instituição, corroborando com o aporte da revisão de literatura utilizada. Assim sendo, o fator externo mais recorrente foi dificuldade financeira. No que se refere ao fator interno, se pode considerar um leque maior de possibilidades para evasão e não um determinante que leve o estudante a evadir. A pesquisa permite concluir que há um cruzamento dos fatores internos e externos, assim como o perfil do aluno que evade da instituição, evidenciando que a evasão é um problema complexo, sendo essencial observar sob diferentes perspectivas.