Resumo:
A Atrofia Cortical Posterior (ACP) é uma doença progressiva e neurodegenerativa rara, considerada um subtipo da Doença de Alzheimer (DA). O primeiro sintoma a ser manifestado pela ACP é o comprometimento das funções visuais; no entanto, essa patologia também compromete o uso da linguagem. Frente a esse quadro patológico, a presente pesquisa objetiva, de modo geral, verificar como ocorre a progressão referencial e a progressão tópica em interações orais de uma pessoa acometida pela ACP. Para isso, mobilizar-se-ão duas categorias analíticas, o tópico discursivo, proveniente da Análise da Conversação, e a referenciação, problema filosófico e semântico procedente do campo da Linguística Textual, que, no escopo desta investigação, será estudada à luz das considerações teóricas da Linguística Textual, principalmente, por meio dos teóricos Jubran (1992, 2006a, 2006b, 2006c, 2006d), Koch (1990, 1997, 2002, 2008a, 2008b, 2015) e Marcuschi (1998, 2001, 2006, 2008), de modo a observar as estratégias de construção de sentido e de engajamento interativo no contexto da ACP. O corpus linguístico deste estudo é constituído por entrevistas abertas, gravadas com uma participante portadora de ACP, e o tempo total das gravações que englobam os dados é de cerca de 48 horas. Os dados são decorrentes do desdobramento do projeto de pesquisa intitulado O tópico discursivo na análise de interações de um Grupo de Apoio aos familiares cuidadores de indivíduos portadores de Doença de Alzheimer, coordenado pelo Prof. Dr. Caio Mira, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A escolha dos excertos a serem analisados deu-se em função da ocorrência significativa de estratégias utilizadas pela participante, mediante a sua dificuldade de linguagem, na intenção de construir o referente pretendido em colaboração com seu interlocutor, e na ocorrência relevante de estratégias que sinalizam o gerenciamento dos tópicos discursivos. Os resultados da pesquisa revelam que há a recorrência de processos de sequenciação, expansão, mudança e retomada de tópicos discursivos, estrategicamente motivados pela participante com ACP, com vistas a incorporar sentido ao texto oral. Outrossim, revelou-se que os processos de referenciação constituídos pela participante designam uma construção sociocognitivo-discursiva de objetos discursivos estabelecidos mediante processos de negociação. E, por fim, por intermédio da análise do corpus, apontou-se a relação entre os objetos de discurso e o tópico discursivo.