Abstract:
Diante das profundas transformações ocorridas nas últimas décadas, evidenciamos mudanças significativas nos modos de leitura e escrita, uma vez que vivemos hoje num mundo mediado por textos impressos e online e com um público leitor que interage cada vez mais com as tecnologias. Nesse sentido, as aulas de literatura precisam abrir espaço para a leitura literária de forma significativa, e o uso das tecnologias pode contribuir muito neste sentido. Por tudo isso, objetiva-se neste estudo, verificar como o desenvolvimento de Projeto Didático de Letramento Literário, que alia a leitura literária e uso da ferramenta para a criação de histórias digitais, Storyboard That, pode motivar e ressignificar a leitura literária. Como referencial teórico nos embasamos em alguns princípios dos Projetos de Letramento Kleiman (1995, 2005, 2007, 2008, 2010), na didatização do ensino da literatura Cosson (2006, 2014), na leitura para a produção de sentido e expressão da subjetividade do leitor (COLOMER, 2007; PETIT, 2008; ROUXEL, 2013) e na importância do Letramento digital para a promoção do letramento literário. (BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; ROBIN, 2008). Os participantes da pesquisa fazem parte de uma turma do Ensino Médio curso Normal Magistério que aparentemente se mostrava totalmente desmotivada em relação à leitura e à escrita na sala de aula. Os resultados nos mostram que o desenvolvimento de um Projeto Didático de Letramento Literário, que proporciona a leitura do texto literário e atividades que partam de um interesse real na vida dos estudantes através do uso das ferramentas digitais, põe em destaque o importante papel da escola, ou, mais especificamente, das aulas de literatura, como um espaço de encontro entre texto e leitor para a formação de um leitor competente, aquele que constrói sentidos através de suas experiências.