Abstract:
O presente estudo parte da inquietação do trabalho realizado com estudantes de inclusão na educação básica, o problema de pesquisa foi gerado, a partir da pergunta “como a concepção sobre inclusão, impacta a ação pedagógica dos educadores do Ensino Fundamental II do Colégio Medianeira”, o objetivo desse estudo é analisar, a partir da prática pedagógica, as concepções dos educadores sobre inclusão dos estudantes com deficiência, a fim de contribuir com reflexões para a gestão de um plano formativo. A pesquisa é de abordagem qualitativa, classificada como exploratória, como metodologia, foram utilizados autores de referência que abordam a temática da inclusão e da educação como Carvalho, Imbernón, Kassar, Mendes, Nóvoa, Pacheco, Skliar, Veiga. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com quatorze educadores da Instituição, dos quais sete são professores, quatro orientadores e três profissionais de apoio pedagógico. Os resultados mostram que todos os educadores percebem a inclusão como algo muito importante para a formação de todos os estudantes, porém com muitos desafios, pois muitos não se sentem preparados para trabalhar com essa demanda por não terem uma formação, seja inicial, seja continuada, para prepará-los. Desse modo, ao ver os resultados da pesquisa, a formação dos educadores vem como um elemento essencial para que a inclusão se torne mais efetiva na prática pedagógica dos professores, articulada com um plano de gestão para gerar um maior impacto na constituição de uma cultura mais inclusiva na Instituição. Assim, a presente pesquisa apresenta como projeto de intervenção um referencial formativo para a reflexão de uma gestão inclusiva, a fim de formar os educadores envolvidos no processo de aprendizagem dos estudantes de inclusão. Por fim, esse estudo busca trazer uma reflexão sobre como o trabalho com a inclusão impacta a prática pedagógica dos docentes e ressalta a importância de um processo formativo contínuo para o sucesso com a inclusão.