Resumo:
Este estudo, desenvolvido na área da gestão educacional, propôs-se a analisar como as práticas de gestão humanizada em uma instituição educacional da Rede Jesuíta de Educação podem contribuir para uma gestão estratégica e potencializar resultados organizacionais positivos. Através da abordagem qualitativa da pesquisa, foram analisados dados documentais relativos aos processos de Gestão de Pessoas do Colégio Antônio Vieira, bem como do seu Programa de Desenvolvimento de Gestores, além do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, assim como foram realizadas entrevistas estruturadas com sujeitos que atuam em diferentes funções no colégio ocupando cargos de gestão, dando enfoque no caráter subjetivo do elemento analisado. Procedeu-se a análise dos documentos à luz da literatura especializada que versa sobre a Gestão de Pessoas, a Liderança Inaciana, ética nas organizações, espiritualidade organizacional e a psicologia positiva aplicada ao mundo corporativo. Como resultado da investigação, constatou-se que o Colégio Antônio Vieira pratica, de fato, uma gestão humanizada e que tais práticas contribuem sobremaneira para uma gestão mais estratégica e para a potencialização de resultados organizacionais positivos, além de gerar um maior engajamento dos colaboradores, sejam eles líderes ou liderados, em prol de objetivos comuns. Do ponto de vista dos processos de Gestão de Pessoas e sua relação com a gestão humanizada, os relatos contidos nas entrevistas realizadas denotam uma ação efetiva das práticas de gestão de pessoas nas ações dos gestores e na condução de suas atividades diárias, visando o atingimento das metas organizacionais.