Resumen:
Esta pesquisa tem como tema o estudo da implantação de uma nova estrutura organizacional em colégios maristas, abordando equilíbrios e tensões entre a tradição e a modernidade. A partir dessa inquietação, gerou-se a pergunta de pesquisa: como a nova estrutura organizacional implementada na Rede Marista contribuiu para uma gestão mais eficiente dos processos administrativos, pedagógicos e pastorais? O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a nova estrutura organizacional contribuiu para a gestão e o planejamento dos processos nos âmbitos administrativo, pedagógico e pastoral, em dois colégios maristas, através de uma abordagem qualitativa e quantitativa de natureza descritiva, tendo como estratégia o estudo de caso. A coleta de dados se deu por pesquisa documental, por entrevistas semiestruturadas e pela aplicação de questionários, além de coleta de dados em sistema eletrônico referente a três indicadores internos. Buscou-se descrever, sob uma perspectiva comparativa, os principais pontos que diferenciam a estrutura organizacional anterior da nova estrutura; e analisar como a mudança para a nova estrutura organizacional se refletiu na gestão, no planejamento e nos indicadores internos do planejamento estratégico. Os colégios analisados foram escolhidos por terem sido os primeiros a alterarem a estrutura organizacional e o modelo de gestão, e por possuírem o maior número de estudantes dentre os colégios maristas da localidade onde foi desenvolvido o estudo. Para atingir os propósitos do trabalho, foram estudados os conceitos de estrutura organizacional, gestão escolar, governança corporativa, planejamento, e eficiência e eficácia. O referencial teórico fundamentou-se nos autores: Daft (2008), Murad (2012), Lück (2007), Oliveira (2015), Andrade e Rossetti (2009), Sander (2007), Gil (2010), dentre outros. Os resultados desta pesquisa indicam uma melhora dos processos administrativos e pedagógicos a partir da nova estrutura organizacional. Entretanto, por meio das análises, observa-se uma oportunidade de maior integração e inter-relação desses processos com as dinâmicas pastorais. Como proposta de intervenção, o estudo propôs desenvolver o alinhamento dos processos, de forma a torná-los mais exequíveis, além de sugerir uma ênfase nos processos pastorais, promovendo a necessária aproximação pedagógico-pastoral e administrativa.