Abstract:
A dissertação aborda a gestão dos processos na administração escolar em organizações de ensino privado. Esse estudo parte da literatura com uma reflexão teórica dos modelos de excelência em gestão, com o objetivo de fazer a melhor gestão e que os clientes, no caso os alunos, compactuem e queiram essa mistura de “rédea curta” e ao mesmo tempo, esse acolhimento por parte do gestor, dentre os quais: o modelo norte-americano Malcolm Baldrige, o modelo europeu da EFQM (European Foundation for Quality Management), o modelo japonês de Deming, o modelo brasileiro MEG, e a ISO 9001 da ABNT NBR 21001:2020, com foco na gestão de processos propostos por estas metodologias de avaliação de excelência, e estabelecendo uma comparação entre os mesmos. A metodologia de pesquisa usada é Design Science Research (DSR). A questão de pesquisa que deu origem a este trabalho é: Como realizar a gestão de processos na administração escolar de organizações de ensino básico privado, tendo por objetivo geral a proposição de um framework para a gestão de processos da administração escolar. Seus objetivos específicos são: a análise os fundamentos e requisitos destes modelos e da ISO; verificar a aderência sob os aspectos de gestão de processos e construir um esboço conceitual para a gestão de processos de organizações de ensino privada. O framework construído como resultante desta pesquisa de dissertação de mestrado acredita-se será mais um ponto de referência para administradores escolares para atender as demandas de gestão dos processos educacionais da educação básica privada com um trabalho ético e solidamente ancorado nos conceitos contemporâneos desta área. Ao final, após pesquisa, visa-se a elaboração do framework para a gestão escolar de ensino privado.