Resumen:
Com base em abordagens institucionais, este trabalho investiga o papel dos empreendedores institucionais na dinâmicas de mercado. Através do contexto de empreendedores independentes no mercado da moda, foi realizada uma pesquisa qualitativa inspirada na abordagem etnográfica, contando com observações, entrevistas, métodos de netnografia e uma experiência imersiva no contexto. Os resultados deste trabalho sugerem que, motivados por um senso de responsabilidade social e ambiental que surgiu nos últimos anos devido a um conjunto de movimentos sociais, empreendedores independentes de moda atuam como empreendedores institucionais à medida que propagam uma lógica emergente no campo organizacional, chamada neste trabalho de lógica slow. Diante de um confronto de lógicas institucionais no campo, os empreendedores independentes da moda se engajam em iniciativas coerentes com seus princípios de negócios, que os ajudam a alcançar seus objetivos relacionados legitimidade e rentabilidade. Observa-se que essas iniciativas, como coletivos de marcas independentes, coworkings, lojas colaborativas e feiras independentes, desempenham um papel catalisador na evolução do mercado.