Resumo:
Alimentos próximos as datas de validades podem gerar perdas financeiras, bem como enormes impactos ambientais. A tese investiga como o marketing verde (MV) pode contribuir para reduzir o desperdício de alimentos (DA). O estudo de caso investiga seis redes de supermercados. Os resultados contribuem indicando que o DA nos supermercados origina-se da deficiência dos fornecedores para prever produção. Essa deficiência gera excessos que precisam ser escoados. Os supermercados não colaboram, visto que objetivam obter expressivos descontos. Para lidar com o problema, os achados contribuem indicando que os supermercados investigados aplicam ações focalizando os 4 P´s. Ademais, há uma sequência ideal iniciando pelos produtos, praça, preço e, por fim, promoções. Primeiro, os supermercados focalizam na identificação dos produtos short shelf life (SSL). Na sequência, tais produtos são adequados às praças de comercialização. Além disso, os supermercados investigados colocam muita atenção às praças (lay out, manuseio, autonomia gerencial, visto que “retail is detail”. A partir dessas ações, os supermercados podem ajustar os preços e promoções dos SSLs. Aliás, os resultados chamam atenção para precificação dinâmica, assim como atenção aos locais de apresentação das ofertas também contribui par alavancar vendas (praça interna), especialmente quando essa oferta faz uso de sinalização agressiva.