Abstract:
A proposta desta pesquisa teve como objetivo central, compreender como são construídos os sentidos sobre as identidades femininas nas publicidades de cosméticos do Instagram da Avon, Natura e Mary Kay, do Brasil e do México, e quais apropriações as receptoras/consumidoras fazem sobre os imaginários de beleza. Para isso, realizamos 16 entrevistas, com brasileiras e mexicanas, residentes em Porto Alegre e Cidade do México, com faixa-etária de 20-35 anos, através de temáticas relacionadas aos constructos teóricos de nossa tese, que foram: gênero e feminismo, corpo, corporalidades e estética, processos midiáticos, publicidade e internet, assim como cultura, mediações simbólicas e identidades femininas. Os conceitos centrais da pesquisa foram: a publicidade, ciberpublicidade, recepção e consumo. As entrevistadas também realizaram análises sobre as marcas que fazem parte do estudo. Como principais resultados, constatamos que a internet, através das influenciadoras digitais da rede social Instagram, está contribuindo para a diversificação da representação das mulheres brasileiras, isso ocorre, pois, as influencers passaram a fazer parcerias com as marcas em estudo. As entrevistadas mexicanas, não se sentem representadas nas publicidades, e apesar de não seguirem muitas influenciadoras, pois as marcas não fazem essas parcerias, as empresas de cosméticos estão iniciando o uso de modelos com belezas mexicanas, embora, ainda seja minoria nas páginas. As representações das mulheres nessas ciberpublicidades, principalmente no Brasil, estão relacionadas à diversas idades, tipos e cores de cabelos, peles de várias etnias, rostos com rugas e linhas de expressão, assim como o peso, não representadas apenas por mulheres magras. O consumo das brasileiras por ser em grande parte de cosméticos nacionais, e das mexicanas de cosméticos de transnacionais estrangeiros, influencia diretamente em seus hábitos, formas de consumir, suas apropriações sobre corpo e beleza. São escolhas atravessadas por influências culturais e midiáticas, pois se é o uso que dá a forma social aos produtos, a escolha por mudar, em busca de se alcançar os padrões de beleza, é atravessada e carregada de produção de sentidos.