Abstract:
Este estudo tem o objetivo geral de analisar as práticas de letramentos críticos mediadas pelas TICs, procurando identificar se elas favorecem a educação crítica e cidadã no ensino de inglês em um contexto de uma instituição de ensino superior pública no estado do Maranhão. Para tanto, desenvolvemos um projeto pedagógico de letramentos intitulado Construindo sentidos em Ambientes Digitais na disciplina Prática Interdisciplinar de Leitura em Língua Inglesa no curso de Letras português/inglês, onde ocorre a formação de professores, que lidam diretamente com a escola regular. O referido curso precisa estar em consonância com as transformações dos conhecimentos, informações, epistemologias e preparar o profissional de línguas para conviver em diferentes contextos sociais, com uma visão politizada, crítica diante dos desafios que se apresentam em distintos domínios econômicos, sociais, culturais e políticos e tecnológicos. A tese doutoral se sustenta numa pesquisa realizada sob o paradigma construtivista social com uma abordagem interpretativa de natureza qualitativa. Recorremos também ao uso de métodos etnográficos, tendo como suporte teórico metodológico a pesquisa-ação. O corpus foi constituído em duas etapas: a primeira trata da caracterização e discussão do projeto pedagógico de letramentos compreendendo apenas uma fase; a segunda é constituída de três fases: a primeira é referente a um registro documental – um comentário escrito sobre o tema da globalização – a imigração dos refugiados venezuelanos; a segunda aborda o fórum virtual 2 – hegemonia da língua inglesa; a terceira fase é composta de um questionário. As análises dos dados foram embasadas na análise de discurso crítica Fairclough (2016), em uma perspectiva etnográfico-discursiva Magalhães (2006), Resende (2009), que privilegiam a análise textual e discursiva focando a intertextualidade e a interdiscursividade. Para realização desta pesquisa, nos respaldamos nos letramentos críticos que promovem a agência, a formação cidadã e o questionamento consciente para a transformação da realidade, assim como lida com a multimodalidade e a pluralidade cívica, como defendem Freire (1987, 2005, 2007); Gee (2015, 2017); Giroux (1997); Janks (2016); Kalantzis et al. (2016); Lankshear e Knobel (2010); Luke (2018); Menenzes de Souza (2011); Street (2014).Os dados apontam que lidar com os letramentos críticos digitais associados com a transversalidade é um dos caminhos para promover mudanças no modo de conceber e ensinar a LI. Os graduandos construíram sentidos em ambientes híbridos, se tornaram designers ativos e inovadores com a criação dos pôsteres interativos na plataforma Glogster, assim como mobilizaram diferentes saberes, discursos e letramentos e usaram recursos digitais para significar e interagir. Portanto, a disciplina de Língua Inglesa também pode favorecer a educação crítica (que fazem parte do cotidiano dos professores em formação, assim como pode favorecer aos letramentos digitais). O trabalho com os letramentos críticos digitais é mais efetivo quando se é abordado sob diferentes lentes teóricas e perspectivas, em uma abordagem transdisciplinar, focando os gêneros discursivos, o pós-estruturalismo – trazendo à tona a problematização e agência dos educandos e os multiletramentos que favorecem a crítica e o letramento digital.