Abstract:
O presente estudo aborda gestão educacional e formação integral: experiências e desafios nas escolas e colégios da Rede Jesuíta de Educação. Com o intuito de atendermos a este objetivo, apresentam-se as ações desenvolvidas pelos gestores das instituições denominada de “A” e “B”, a instituição “A” localizada em São Paulo e a instituição “B” em Teresina. Busca-se compreender todo o processo da gestão capaz de garantir a aprendizagem integral em um novo contexto e em diferentes necessidades, revelando conhecimentos e habilidades necessárias aos gestores. A pesquisa estimula reflexões sobre as práticas dos gestores, as expressões e interações que eles estabelecem nos processos com alunos, famílias, comunidades e colaboradores. A metodologia utilizada configura-se em bibliográfica, de natureza qualitativa. Utilizou-se na fundamentação teórica da pesquisa, autores como: Luck (2009), Storck (2016) e Klein (2015). Através da pesquisa foi possível compreender que a construção do conhecimento dos gestores sempre esteve aliada às necessidades que surgiam no ambiente de trabalho e que estas experiências agregam novos conhecimentos, correspondendo às necessidades na medida em que, como afirma Larrosa (2001), forma e transforma como indivíduo; que os gestores procuram desenvolver suas ações em comum acordo com as orientações vinda do Projeto Educativo Comum, gerando oportunidades de reordenamento da instituição escolar, com vista ao cumprimento da missão.(PEC,2015, p.55 nº55); ambos ressaltam a condição de aprendizes nesse processo constante de aperfeiçoamento que implica em leitura da realidade e do contexto sociocultural, acendendo e apagando chamas e buscando o equilíbrio necessário na condução da missão, apresentando que a educação é o meio de transformação social e que mobiliza aos alunos a encontrarem no espaço escolar o direito de serem pessoas capazes de sonhar e alcançar uma condição de vida melhor. Por meio do estudo, percebe-se que muitos são os desafios nas escolas e colégios que priorizam o modelo de gestão em que o poder é serviço e a liderança é espaço de compartilhamento de poder e de responsabilidade, de modo a dialogar com mais facilidade e mostrar que a gestão deve ser compartilhada na busca de resultados, pensando na formação integral do ser humano como pessoa, criatura amada por Deus.