Resumen:
A integração dos planos estratégicos das empresas passa pelos níveis operacionais, estratégicos e de táticas específicas departamentais, com um objetivo de otimizar e sistematizar ganhos de produtividade e aproveitamento dos estágios de cada projeto. Entende-se que tais processos internos podem gerar vantagens competitivas, através da integração dos planos iniciais de Marketing e objetivos da companhia com a gestão do projeto. Contando com as grandes dificuldades encontradas na gestão de um projeto, bem como com o grande interesse das empresas em otimizar o fluxo de informação e integração dos processos internos, este trabalho tem como objetivo apresentar dois principais caminhos para a solução de problemas de integração e para o aumento da produtividade das empresas: a integração de conhecimento e a engenharia simultânea. A metodologia teve como base a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa-ação. A abordagem qualitativa foi utilizada na análise de informações de projetos e estrutura de cada departamento, com o objetivo de compreender o comportamento e resultados de cada setor envolvido, durante cada etapa do processo; bem como a abordagem quantitativa na obtenção dos dados e informações necessárias para análise de falhas e oportunidades.