Abstract:
O transporte rodoviário de cargas requer a utilização de ativos significativos, que podem ser próprios ou terceirizados. Isso implica em as empresas de transporte terem que optar por estratégias adequadas de definição da frota. A escolha em manter caminhões próprios e/ou subcontratar terceiros, bem como a proporção em utilizar ambas opções é fundamental para essas empresas. Este processo de tomada de decisões é complexo e envolve uma série de variáveis. O presente estudo tem como tema central a decisão entre possuir frota própria ou terceirizada. O objetivo geral foi analisar as variáveis-chave de tomada de decisão das empresas de transporte rodoviário de cargas para o uso de frota própria ou terceirizada no Brasil. Os estudos empíricos e teorias avaliadas indicaram uma série de variáveis intervenientes nesse processo decisório, dentre elas: custo de frota, capacidade de investimento, geração de receita, fluxo de caixa, produtividade de frota, controle e gestão de frota, grau de dependência de terceiros, tabela de frete mínimo, demandas trabalhistas, qualidade do serviço, demanda e concorrência. A partir disso, para validação das variáveis previamente apontadas, a pesquisa de campo consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com oito experts na área de transporte. A identificação das variáveis-chave possibilitou a estruturação do modelo hierárquico composto pelos critérios agrupados em quatro áreas (financeira, operacional, legal e mercadológica), assim como a vinculação das mesmas com as respectivas teorias que justificam sua utilização. Dada a complexidade da tomada de decisão, foi aplicado o Método da Análise Hierárquica (AHP) nos entrevistados. A aplicação do modelo trouxe como resultado as percepções dos entrevistados, permitindo a análise comparativa da realidade fática das empresas participantes com o apontado pelo AHP. Os resultados mostraram que a frota própria prevaleceu quando as variáveis legais receberam um nível de importância maior em relação as demais. Já na medida que as variáveis financeiras tiveram maior importância houve prevalência de frota terceirizada. O estudo demonstrou que a identificação das variáveis-chave de definição de frota e a respectiva aplicação do AHP tornam-se ferramentas de aplicação prática para tomada de decisão estratégica de frota nas empresas de transporte rodoviário de cargas. Apesar de todos respondentes terem concordado com validade do resultado apontado pelo método AHP, como alguns desses resultados não corresponderam com a realidade praticada pela empresa,
sugere-se futuros estudos de investigação sobre a divergência entre percepção do entrevistado e a prática da empresa.