Autor |
Barros, Paulo Ricardo Muniz; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3055300912744506; |
Orientador |
Rigo, Sandro José; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3914159735707328; |
Co-orientador |
Bez, Marta Rosecler; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/0416601437290797; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Health Simulator Recommender: sistema de recomendação para apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino em saúde; |
Resumo |
Este estudo tem como objetivo a construção de um sistema de recomendação para apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino em saúde, fazendo uso de estratégias de recomendação atuais, e que possibilite auxílio no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre simuladores para o apoio ao ensino em saúde de forma mais ampla, aprofundando na categoria específica de educação em saúde, tendo sido apresentados alguns exemplos e uma descrição completa do ambiente que será utilizado como caso de estudo. Em uma segunda etapa, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre sistemas de recomendação, os quais serviram de subsídio balizador para o presente estudo. Com o intuito de obter o estado da arte sobre sistemas de recomendação, em uma terceira etapa foi realizada uma revisão sistemática, que possibilitou buscar as principais técnicas, modelos de avaliação, bem como base de dados utilizadas para avaliação. Sendo assim, foi possível propor um sistema de recomendação embasado em uma teoria que tem como propósito o desenvolvimento de habilidade do pensamento crítico. A partir disto, foi possível desenvolver uma série de experimentos com focos e abordagens distintas para avaliar o sistema proposto, tendo o primeiro experimento como foco avaliar as técnicas de recomendação tradicionais utilizadas; o segundo, objetivando validar o protótipo em uma abordagem denominada offline; e o terceiro experimento, por fim, objetivou integrar o primeiro experimento com o segundo, colocando em prática o sistema de recomendação proposto nesta tese. O quarto e último experimento tiveram como enfoque avaliar a experiência dos usuários frente ao simulador. Os resultados obtidos indicam por meio de um especialista que o sistema proposto apresenta potencial para apoiar no processo de ensino e aprendizagem com o uso de simuladores do tipo paciente virtual, visto que as recomendações podem fundamentar o aluno frente ao seu processo de ensino.; |
Abstract |
This research aims to build a recommendation system to support the development of critical thinking and clinical reasoning in health education, making use of current recommendation strategies, which allows assistance in the teaching and learning process. For this, a bibliographic survey on simulators was carried out to support health education more broadly. A second step, bibliographic research on recommendation systems was carried out for reasoning this study. In order to obtain the state of the art in recommendation systems, in a third stage a systematic review was carried out, which made it possible to search for the main techniques, assessment models. Thus, it was possible to propose a recommendation system based on a theory that aims to develop critical thinking and clinical reasoning skills. From this, it was possible to develop a experiments with different approaches and to evaluate the proposed system, the first being to evaluate the traditional recommendation techniques used, the second aiming to validate the prototype in an approach called offline, while the third experiment aims to integrate the first and the second, that is, to put into practice the recommendation system proposed in this work. The fourth and final experiment aimed to evaluate the users' experience with the simulator. The results selected through a specialist or proposed system have potential for the teaching and learning process using simulators of the type of virtual patient, since the requests can help the student to follow the teaching process.; |
Palavras-chave |
Sistema de recomendação; Ensino em saúde; Paciente virtual; Rede bayesiana; Pensamento crítico; Recommender system; Health education; Virtual patient; Bayesian network; Critical thinking; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2020-04-17; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9223; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |