Abstract:
As viagens não-motorizadas, sejam a pé ou por meio de bicicleta, interagem muito
mais com o espaço urbano, além de representar menor custo para os usuários, para
o meio-ambiente e para a sociedade. O surgimento dos princípios do Urbanismo
Sustentável valida o conceito de caminhabilidade e o insere nas discussões sobre
mobilidade, planejamento e desenho urbano, e foca nas condições do espaço urbano
vistos sob a ótica do pedestre. O termo caminhabilidade refere-se à medida em que
as características do ambiente urbano favorecem a sua utilização para deslocamentos
a pé. As metodologias de avaliação da caminhabilidade, surgem nesse contexto para
ajudar em diversas questões transversais a mobilidade urbana, com o propósito de
investigar os efeitos da caminhada na prevenção da saúde física e mental,
criminalidade, poluição do ar, entre outras questões contemporâneas ligadas a vida
urbana. O objetivo desta pesquisa é analisar as condições de caminhabilidade dos
espaços para o uso dos pedestres em áreas centrais, a fim de compreender os
aspectos físicos e/ou subjetivos que promovem ou inibem a circulação a pé,
analisando as características do espaço urbano na área central da cidade de
Petrolina, a partir da proposição e aplicação de um método qualitativo de avaliação de
caminhabilidade. A fim de testar a aplicação do índice, foi realizado um estudo de caso
em uma área central da cidade de Petrolina-PE. Após a aplicação do índice e análise
das fichas técnicas, foi possível investigar as condições de conforto, fluidez e
segurança dos espaços públicos destinados aos pedestres, suas deficiências e
potencialidades, as relações sociais e econômicas na escala da rua e oferecendo à
gestão urbana municipal subsídios para a elaboração das diretrizes para projeto de
intervenção na área estudada informações que permitam identificar quais ações
devem ser implantadas a curto, médio e longo prazo para melhoria desses espaços e
seus usos.