Abstract:
Esta dissertação apresenta a análise dos processos envolvidos na constituição da docência do professor iniciante que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). O trabalho procura responder o seguinte questionamento: como se constitui a docência dos professores iniciantes que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais de São Leopoldo (RS)? Na articulação dos estudos sobre formação de professores, estudos foucaultianos e estudos sobre a docência contemporânea, a partir de uma perspectiva não metafísica, buscou-se compreender a inserção na carreira docente dos professores iniciantes. Os materiais analisados foram selecionados a partir de questionários on-line (Google Forms) enviados a todos os professores iniciantes que estão em estágio probatório. Posteriormente, foi enviado um segundo questionário, com questões específicas para professores iniciantes que atuam nos AIEF, em articulação com documentos oficiais (Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, 2015-2019) e reportagens da revista Nova Escola (2010-2019). As análises, realizadas por meio do conceito de “matriz de experiência” e alicerçadas em três eixos – poder, saber e ética –, permitiram problematizar algumas formas de ser docente específicas do início da carreira focadas nos processos de aprendizagem dos alunos, a partir de ressignificações do conceito de linguagem da aprendizagem, e mostrar possibilidades para pensar a constituição de uma docência engajada, constituída por: saberes da experiência, saberes escolares, saberes sobre a docência, saberes pedagógicos, saberes psicológicos, planejamento flexível a partir das necessidades, aprendizagem ao longo da vida, responsabilidade pedagógica, intencionalidade pedagógica, características da docência virtuosa, entendimento dicotomizado de teoria-prática, relação hierarquizada entre professores iniciantes e experientes, e valorização do trabalho coletivo. A docência engajada vivida por esses professores iniciantes, produzida na mesma racionalidade neoliberal contemporânea, mostra que é possível rupturas e outros modos de ser e exercer a docência, quando se configura um ethos formativo nas escolas e na rede de ensino, às quais essas escolas pertencem. Em síntese, é possível concluir que olhar para os três eixos da matriz de experiência possibilita não somente a análise dos processos formativos, mas também a proposição de práticas formativas para a formação inicial, a formação continuada e o exercício da docência nas escolas.