Abstract:
O objetivo desta dissertação é identificar estratégias discursivas utilizadas nos editoriais do jornal O Globo para a construção da imagem das principais figuras do impeachment, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Michel Temer e Partido dos Trabalhadores (PT). Destaca-se a relevância histórica da destituição da presidenta democraticamente eleita, Dilma Rousseff e a representação midiática da imagem dos principais envolvidos no processo. A pesquisa baseia-se nos pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau (1992, 2005, 2008, 2015). Investiga-se a relação contratual entre os sujeitos de linguagem e o Modo de Organização do Discurso Enunciativo, que indica como os seres de fala agem na encenação do ato de comunicação, assim como o Argumentativo, que trata da argumentação como uma atividade discursiva que objetiva seduzir e persuadir o interlocutor. O corpus deste estudo é composto por quatro editoriais que tratam do impeachment de Dilma Rousseff, veiculados no jornal entre março e setembro de 2016. A metodologia empregada consiste em uma análise qualitativa, que considera as situações de comunicação global e específica em que se inserem os editoriais e identifica categorias linguístico-discursivas relacionadas aos componentes da lógica argumentativa e aos comportamentos enunciativos (Charaudeau, 1992 e 2008). No que diz respeito às marcas argumentativas do discurso, identificou-se, nos editoriais analisados, o engajamento do locutor na defesa de uma tese favorável à destituição da presidenta Dilma e a expressão da opinião, que desqualifica o lulismo e o PT, por meio da modalidade delocutiva. Por fim, observou-se que os editoriais do jornal O Globo atuam como ferramenta social e política para pressionar opositores e manipular a opinião pública.