Abstract:
Nesta dissertação, são estudados os presidentes da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e do Esporte Clube Juventude, clubes de futebol profissional da cidade de Caxias do Sul, através de depoimentos orais, obtidos por meio de entrevistas realizadas pelo pequisador junto a esses ex-dirigentes. O recorte temporal adotado é o período entre 1968 e 1989, no qual ocorreram consideráveis mudanças no campo esportivo caxiense. Entre essas mudanças estão uma temporária fusão entre os departamentos de futebol do Grêmio Esportivo Flamengo, nome utilizado pelo Caxias desde sua fundação, em 1935, até 1975, e do Juventude, processo que gerou a Associação Caxias do Sul de Futebol, ativa entre 1972 e 1975; a construção dos estádios Alfredo Jaconi e Francisco Stédile; a mudança de nome do Caxias; e a participação dos clubes no Campeonato Brasileiro de Futebol da Primeira Divisão. Dessa forma, o objetivo de nossa dissertação é analisar as memórias e narrativas desses dirigentes, o recrutamento e conseqente formação do campo dirigencial no futebol profissional caxiense e a inserção desses dirigentes nesses processos de mudança nas estruturas dos clubes de futebol da cidade.
Inicialmente, buscamos analisar o contexto de surgimento das duas agremiações e o desenvolvimento do futebol no espaço estudado, situando o esporte e os clubes em uma dimensão histórica, política, social e econômica local. Após, investigamos o recrutamento e
ingresso desses dirigentes nos clubes estudados. Por fim, nos dedicamos à análise da construção da memória por esses dirigentes e consequente imagem projetada a partir da posição de poder estabelecida dentro da agremiação esportiva.