Abstract:
O estudo proposto teve como objetivo central analisar pontos passíveis de melhoria da avaliação diagnóstica em uma escola da Rede Jesuíta de educação, contribuindo para que esta se realize na perspectiva de uma avaliação formativa. Tomou-se como locus o Colégio Loyola, escola particular da educação básica, localizado em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Na perspectiva de atender ao objetivo proposto, orientou-se pela seguinte questão de pesquisa: as práticas de intervenções realizadas no Colégio Loyola a partir da avaliação diagnóstica estão a serviço de uma avaliação formativa? A pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, na perspectiva de Pesquisa Participante, uma vez que envolveu a própria pesquisadora em seu trabalho como assessora/professora e seus colegas com as mesmas funções em rodas de diálogo, para discussão e coletas de dados e na produção de cartas pedagógicas. Para a interpretação dos dados foram utilizados os princípios da análise textual discursiva. Os aportes teóricos principais tiveram como base os estudos de Guba Lincoln, Domingos Fernandes, Jussara Hoffmann, Charles Hadji, Michel Barlow e Philippe Perrenoud. A pesquisa evidenciou que a importância da avaliação diagnóstica como meio promotor da aprendizagem, seu caráter de acompanhamento e ajuste frequente do processo de ensino e de aprendizagem, que leva a uma avaliação formativa, está em segundo plano na gestão desta avaliação no Colégio Loyola. Também resulta da experiência desta pesquisa, escrita de Cartas Pedagógicas como instrumento de devolução das discussões das rodas de diálogo e de proposição de intervenção.