Abstract:
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi instituído em 2004 como uma política pública de inclusão educacional cujo objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior, modificando a realidade excludente no ensino superior brasileiro. Com o Prouni, essas condições que antes limitavam o processo democrático de expansão educacional e criavam diversas barreiras para oportunidades de acesso e permanência, iniciou-se um processo democrático conhecido como inclusão, criando condições políticas, econômicas, sociais e culturais para que os sujeitos pobres pudessem ter acesso ao Ensino Superior. O objetivo da pesquisa foi compreender como o Prouni influenciou a trajetória discente
na formação avançada na Educação Brasileira. Este estudo caracteriza-se como
pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizada por meio de entrevistas abertas
com três ex-prounistas, que hoje encontram-se numa situação de mestres e/ou doutores vinculados à educação e à ciência brasileira. A pesquisa se fundamenta na metodologia qualitativa, com o uso de entrevistas e da contribuição de Bourdieu no que tange a ideia de trajetórias sociais, aliada à metodologia histórico-crítica. A análise dessas trajetórias está pautada no referencial de Pierre Bourdieu aliado ao paradigma da Teoria Crítica. Esse aporte permitiu perceber a subjetividade social e individual dos participantes mediante suas histórias de vida conectadas com suas histórias de vida profissional. Foi possível compreender as influências do Programa Universidade para Todos na trajetória de discentes e na formação de mestres e doutores, cuja formação foi possível a partir do Prouni. Os dados foram organizados e analisados na busca de conhecer os entrevistados, seus percursos escolares, condições familiares e escolhas profissionais, levando em consideração a permanência no ensino superior, assim como evidenciar as condições que
potencializaram suas trajetórias. Conclui-se que a pesquisa pode evidenciar a importância do Prouni na democratização do acesso à Educação Superior. Por meio das entrevistas e relatos dos sujeitos entrevistados, percebe-se que a formação de nível superior foi uma oportunidade de ampliar novos conhecimentos, receber qualificação e, em consequência, vislumbrar a ascensão social.