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Descobrindo rupturas paradigmáticas na publicidade: os vídeos do Porta do Fundos, a presença incomum de marcas e os usos e apropriações dos inscritos comunicacionais do Canal no YouTube.

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Autor Motta, Taís Flores da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8063605294395679;
Orientador Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de La;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0850914521365876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Descobrindo rupturas paradigmáticas na publicidade: os vídeos do Porta do Fundos, a presença incomum de marcas e os usos e apropriações dos inscritos comunicacionais do Canal no YouTube.;
Resumo Tendo em vista as alterações sociais ocorridas a partir da ampliação constante de possibilidades de interação a tese tem como objetivo geral investigar os processos de transformação publicitária presentes nos vídeos do Porta do Fundos, que apresentam as marcas de forma incomum em relação a publicidade tradicional, bem como os usos e apropriações dos inscritos em comunicação do Canal no YouTube. A pesquisa parte de quatro bases conceituais para o processo de investigação, são elas: perspectivas epistemológicas, midiatização, publicidade e inscritos em comunicação. Procura-se entender, ainda, o humor, a publicidade na contemporaneidade, as culturas audiovisuais digitais e o YouTube. Seguimos a perspectiva da transmetodologia, que parte da ideia de que é necessário construir um caminho único e artesanal para investigar o fenômeno. Sendo uma pesquisa complexa que envolve contexto, sujeitos e publicidade foi necessário criar formas de compreender cada âmbito e, também, articular os dados para resposta da problemática proposta. As principais fases do processo metodológico são: pesquisa da pesquisa, desenvolvida em bancos de dados relevantes da área; Pesquisa de contextualização do YouTube e do Porta dos Fundos, desenvolvida por meio de análise documental; Pesquisa exploratória nos âmbito dos filmes, com análise e aperfeiçoamento de categorias e no âmbito dos sujeitos, por meio de análise dos comentários e questionário estruturado; Pesquisa sistemática, no âmbito dos vídeos com análise de 4 filmes, por meio de categorias e abordagem com os sujeitos, por meio de um questionário de Ethos comunicacional e Vídeo/Conversa. Compreendemos até aqui que a presença das marcas nos filmes do Porta dos Fundos faz parte de um novo paradigma para a publicidade, tendo em vista que, em algumas produções, deixa de falar bem dos produtos e serviços e passa a expor suas fragilidades. Os sujeitos, por sua vez, atravessados e configurados por um sistema digital midiatizado, possuem competências para consumir as marcas nos mais diversos produtos culturais, mesmo naqueles onde não está explícita a intenção da marca. Além disso, estes mesmos sujeitos, ainda em transformação, tendem em um primeiro momento a achar negativa a exposição das marcas de forma incomum, mas evidenciamos que mesmo em uma experiência negativa cria-se vínculos que são importantes para a renovada configuração dos sujeitos e da publicidade.;
Abstract In view of social changes that have taken place from the constant expansion of possibilities for interaction, the thesis has as its overall objective to investigate the processes of advertisement transformation present in Porta dos Fundo's videos, which unusually introduce brands regarding traditional advertising, as well as the usages and appropriations of the channel’s communicating subscribers on the YouTube platform. The research stems from four conceptual frameworks for the investigation process which are: epistemological perspectives, mediatization, advertising and communicating subscribers. It also seeks to understand humor, advertising in contemporaneity, digital audiovisual cultures and YouTube. We follow the perspective of transmethodology, which starts from the idea that it is necessary to build a unique and artisanal path to investigate the phenomenon. Considering that it is a complex research involving context, subjects and advertising, it was necessary to set up ways of understanding each area and also to articulate data so as to answer the proposed problem. The main stages of the methodological process are: research of research, developed in the relevant databases area; YouTube and Porta dos Fundos contextualization research, developed through document analysis; exploratory research within the scope of films, with analysis and improvement of categories and within the scope of subjects, through the analysis of comments and a structured questionnaire; systematic research, within the scope of videos with analysis of 4 films, by way of categories and approach of the subjects and with a questionnaire of communicational ethos and video / conversation. Hitherto, we understand that the presence of brands in the film productions of Porta dos Fundos is part of a new paradigm for advertising, given that in certain productions, talking about goods and services no longer happen and weaknesses are exposed instead. The subjects, on the other hand, traversed and configured by a digital mediatized system, have competencies to consume brands in a wide range of cultural products, even in those products where the brand’s purpose is not explicit. In addition, these same subjects, still in transformation, initially tend to find the exposure of brands in such an unusual way negative, but we demonstrate that even in a negative experience, important bonds are created for the renewed configuration of subjects and publicity.;
Palavras-chave Midiatização; Publicidade incomum; Inscritos em comunicação; YouTube; Porta dos Fundos; Mediatization; Unusual advertising; Communicating subscribers; YouTube; Porta dos Fundos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-05-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9179;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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