Resumen:
A escrita da Tese apresenta a análise do processo de implementação da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC, criada no ano de 2009 por meio da Portaria Interministerial nº 1.082, no Instituto Federal de Educação do Amazonas – IFAM – Campus Parintins. Para isso, faz-se uso: do acervo de documentação existente no referido campus, arquivado entre os anos de 2010 e 2012; do Documento Oficial de Orientação para Implementação da Rede CERTIFIC (2010-2011); das transcrições de narrativas de trabalhadores/as da pesca da Comunidade do Remanso realizadas no ano de 2012 e das narrativas produzidas a partir de entrevistas compreensivas, realizadas com os profissionais do IFAM que atuaram direta e indiretamente no processo de implementação do Programa. Utilizando como referencial teórico-metodológico a Abordagem Ciclo de Políticas, construída por Stephen Ball e Richard Bowe, a tese estudou um dos contextos que constituem esse aporte: o contexto da prática. Porém, não perdeu de vista a inter-relação e a implicação existente entre todos os outros contextos que o compõem. A partir da materialidade empírica, constituíram-se como categorias analíticas: a) adesão ao Programa; b) trabalho em Rede e suas contradições; c) formação dos implementadores; d) organização pedagógica do trabalho. O estudo permitiu constatar, entre outros aspectos, que a implementação do Programa Rede CERTIFIC ocorreu mediante um contexto que se apresentava insuficiente em relação à infraestrutura e à disponibilidade de servidores no campus, tendo que ser redesenhado em diferentes momentos de sua implementação. Contudo, o compromisso e engajamento da equipe de implementadores – construídos no desenvolvimento do Programa -, no contexto da prática, permitiu que este tivesse êxito, sendo um dos maiores deles o diálogo entre os diferentes saberes construídos pelos vieses da prática cotidiana e da cientificidade.