Resumen:
As mudanças sociais e comunicacionais dos últimos tempos deram espaço para o advento de novas tecnologias que modificaram as práticas sociais de leitura e escrita, possibilitando o surgimento de novos gêneros textuais, como o meme, tema desta pesquisa. Memes podem ser definidos como práticas da internet que se espalham de maneira viral, repetindo um modelo formal básico. São geralmente textos construídos por amadores, caracterizados pela intertextualidade, pela justaposição e, principalmente, pelo humor. Logo, por se tratar de um gênero textual multimodal da internet, consideramos nessa pesquisa os conceitos de novos letramentos, sugerido por Lankshear e Knobel (2007), e de multimodalidade, explorado por Kress (2003), além da teoria sociocultural de aprendizagem, baseada nos estudos de Vygotsky e de seus seguidores (LANTOLF, 2011; SWAIN, 2000), já que a colaboração tem um papel fundamental nas práticas letradas do século XXI. Buscamos, assim, entender o papel desses elementos na sala de aula de língua inglesa ao investigar como ocorrem os processos de leitura e produção colaborativa de memes por alunos, futuros professores dessa mesma língua. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, tendo como participantes da pesquisa graduandos em Letras, com nível intermediário em inglês. Para a geração de dados, foram aplicadas tarefas colaborativas em que os alunos leram e produziram memes tendo como temática central a vida universitária. Por sua vez, na análise dos dados, são apontados momentos de colaboração entre os estudantes e entre os estudantes e a professora, assim como é feito um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os memes. A pesquisa visou a fomentar a utilização de tecnologias digitais como mediadoras do ensino e aprendizagem de língua estrangeira, de maneira que professores em formação se sentissem desafiados e instigados a buscar maiores informações sobre os novos letramentos a fim de que futuramente possamos vê-los empregados em sala de aula.