Abstract:
Esta tese tem como objetivo apresentar os resultados da investigação sobre o fenômeno da intertextualidade e sua relação com duas finalidades (informar e cativar) próprias do domínio midiático. O estudo foca a midiatização da ciência, que se encontra na intersecção dos domínios científico, didático e midiático. A pesquisa analisa a intertextualidade explícita no corpus examinado, uma coleção de vinte notícias de divulgação científica publicadas na Revista Galileu online, levando em conta as finalidades de informação e captação, bem como a identidade dos atores mencionados, a fim de identificar o valor que o leitor pode atribuir à informação veiculada. Para isso, emprega uma metodologia de caráter quantitativo e qualitativo, que inclui descrição, análise e interpretação de um corpus composto por quatro amostras selecionadas do corpus geral. O referencial teórico abrange a noção de intertextualidade em Barthes (2012), Beaugrande e Dressler (2016); contudo, enfocamos o conceito de intertextualidade que provém de Koch (2009, 2016); Koch e Elias (2014, 2016); Koch, Bentes e Cavalcante (2012); outros conceitos, como (a) contrato de comunicação; (b) discurso de midiatização da ciência; (c) restrições discursivas, especialmente seriedade e emocionalidade; e (d) estratégias de credibilidade, legitimação e captação estão fundamentados em Charaudeau (2008, 2010, 2013, 2016), bem como em Charaudeau e Maingueneau (2012). O conceito de discurso relatado é emprestado de Maingueneau (2011), com as noções de (a) discurso direto e indireto; (b) modalização do discurso segundo; (c) ilha textual. O estudo revela que a intertextualidade, em notícias de divulgação científica midiática, constitui estratégia de (a) legitimidade: o locutor demonstra autoridade; (b) credibilidade: o locutor demonstra capacidade de persuadir; e para (c) captação: o locutor pretende sensibilizar utilizando como estratégia a intertextualidade na forma de citação em títulos, subtítulos e primeiros parágrafos, a fim de captar o interesse pela informação. De acordo com os resultados, é possível afirmar que esta investigação contribui para o conjunto de trabalhos no campo da Linguística Aplicada direcionados à formação de um leitor ciente do poder da linguagem, principalmente em notícias de divulgação científica.