Abstract:
Esta pesquisa faz parte de um esforço global para aumentar a aceitação de alimentos imperfeitos. Visto que produtos deformados, ou seja, alimentos de forma imperfeita mas aptos para o consumo, são frequentemente rejeitados pelos consumidores. Esta pesquisa empírica abrangeu dois experimentos. O Experimento 1 foi conduzido com o objetivo de testar o efeito direto da forma (normal vs. anormal) do alimento na intenção de compra dos consumidores. Adicionalmente, o experimento 1 investigou os efeitos moderadores das variáveis predominância de alimentos orgânicos na cesta de compras, conhecimento subjetivo, influência social e sensibilidade a preço na relação entre a forma do alimento e a intenção de compra dos consumidores. O Experimento 2 foi conduzido com o objetivo de investigar se as informações as quais os consumidores têm acesso ao realizar uma compra, podem influenciar sua tomada de decisão em relação aos alimentos de forma anormal. Neste caso específico, o estudo 2 selecionou o atributo de credibilidade denominado “origem de produção” para testar se o mesmo influencia na decisão de compra dos consumidores. Além disso, o experimento 2 também testou o efeito moderador da variável sensibilidade a preço na relação entre Locavorismo (comida local) e intenção de compra. Os resultados do estudo 1 suportam a proposição principal deste, de que a forma do alimento (normal/anormal) exerce efeito na intenção de compra de alimentos (vegetais). Ou seja, os consumidores estão menos dispostos a comprar alimentos de forma anormal. Os resultados do estudo 2 revelam que o locavorismo afeta a intenção de compras dos consumidores; e mais, a forma do alimento e o Locavorismo interagem afetando a intenção de compra dos consumidores. Assim é possível afirmar que, quando o produto de forma anormal é apresentado com a informação de que foi produzido localmente, a intenção de compra é maior em relação a produtos não locais. A contribuição teórica mais evidente desta dissertação refere-se à descoberta de que os consumidores estão mais dispostos a consumir alimentos imperfeitos se estes forem de origem local.