Resumo:
Esta Tese procura investigar a longevidade do Nonada – Jornalismo Travessia. O pano de fundo da pesquisa articula conceitos foucaultianos como a governamentalidade e o empresariamento de si, delineando o cenário contemporâneo onde emergiu o Nonada. Hoje um coletivo de jornalismo, o Nonada nasceu como um site de jornalismo cultural em 2010. Ao longo de quase oito anos, o coletivo manteve-se em atividade sem ter uma sede ou recursos que pagassem tanto a parte administrativa do site quanto as pessoas que ali trabalham ou trabalharam. Ainda assim, produziu programas de rádio e zines, organizou cursos de jornalismo alternativo e instituiu um Fundo de Apoio à Mídia Alternativa. Com relação à metodologia, esta opera com um mapeamento dos rastros digitais do Nonada e de seus integrantes. Para isso, em um primeiro momento, usou-se o buscador do Google e, após, o site e a fanpage do Nonada – registros de julho de 2010 até julho de 2018. Operando com o conceito de Ética de Michel Foucault e o de Worknet de Bruno Latour, a investigação entende que o trabalho de governar a conduta de si e de dedicar-se continuamente à mobilização de colaboradores e parceiros é responsável por manter o Nonada atuante ao longo do tempo.