Abstract:
Esta dissertação, no escopo do hiperdiscurso em notícias digitais de divulgação científica (doravante NDDCs), tem por objetivo investigar como as hiperligações presentes em um corpus de notícias digitais de divulgação da ciência se manifestam discursivamente. Especificamente, pretende-se esclarecer a discursividade hipertextual e os sentidos produzidos pelo mecanismo discursivo em enfoque nesta dissertação, a hiperligação. O trabalho compreende descrição, análise e interpretação de um corpus composto por dez notícias digitais de divulgação científica, das revistas Galileu e Superinteressante, para responder às seguintes perguntas de pesquisa: como se manifestam discursivamente – sua configuração tecnodiscursiva e seu efeito retórico – as hiperligações presentes em um corpus de NDDCs? Qual a relevância da hiperligação para a divulgação científica? Trata-se de um estudo de caráter quanti-qualitativo, ou misto, conforme Creswell (2010). Esta pesquisa se respalda nos seguintes teóricos: (a) Charaudeau (2007; 2009; 2016), com seus estudos sobre o discurso de midiatização da ciência; (b) Marchuschi (2001), Santaella (2014), Koch (2007), Canavilhas (2014) e Coscarelli (2012), com suas investigações sobre hipertexto e hipertextualidade; (c) Paveau (2013a; 2013b; 2015; 2016; 2017a; 2017b), com as noções de tecnodiscurso; (d) Mann e Thompson (1989), Bernárdez (1995) e Giering (2007), com os aspectos relativos à Relação da Estrutura Retórica (RST). Conclui-se que as hiperligações intradiscursivas se manifestam como tecnopalavras ou tecnossegmentos, dependendo da escolha do produtor textual da matéria. Quanto a seu efeito retórico, as relações que emergiram predominantemente foram a de Fundo e a de Evidência, que visam a aumentar a capacidade do escrileitor sobre o que foi informado na notícia hipertextual ou a dar credibilidade à matéria em questão, respectivamente. Assume-se que a presença das hiperligações atende à dupla finalidade postulada por Charaudeau (2009) – informar e captar –, uma vez que é por meio delas que o escrileitor tem acesso a outros documentos científicos ou de popularização da ciência. Por fim, destaca-se que este estudo pode oferecer uma visão mais abrangente acerca do tecnodiscurso em NDDCs, bem como uma contribuição aos estudos em Linguística Aplicada.