Abstract:
O Pensamento Divergente (PD) leva à produção de inúmeras respostas para uma mesma pergunta e possibilita maior quantidade de associações e adaptação ao cenário dado. Dessa forma, chega-se às ideias mais originais, ou menos prováveis. Na área do design, o estudo sobre PD está amplamente voltado para questões ferramentais e para o potencial de geração de ideias inovadoras, sem haver densa pesquisa sobre as suas potencialidades acerca da interação. Considerando a atuação do design no âmbito estratégico das organizações, voltada para o olhar do coletivo que projeta, emergiu o objetivo geral: entender de que forma a interação de pessoas com diferentes backgrounds, em codesign, pode colaborar com a geração de Pensamento Divergente, tomando como base o evento Unisinos Conecta. Para responder a essa questão, realizou-se uma pesquisa exploratória, que envolveu 30 pessoas em uma prática projetual, inspirada em estratégias oriundas da pesquisa-ação e do método de pesquisa em design proposto. Para a realização da projetação em codesign, realizou-se um workshop, no qual ocorreram tanto a etapa de projeto, quanto a etapa de pesquisa. A técnica utilizada para análise dos dados foi a Análise Temática. O estudo apontou para as potencialidades dos estímulos à divergência de pensamento acerca do problema de projeto, bem como sua relevância durante os momentos de avaliação e escolha das soluções, contraponto às teorias sobre brainstorming, que apontam para o uso de PD exclusivamente na fase de ideação. A experiência prévia em projetar para o tema foi apontada como possível limitadora do PD, já o ineditismo para projetar para o tema se mostrou como potencializador da divergência de pensamento. A análise dos grupos formados por atores de diferentes backgrounds apontou para uma tendência ao PD, ocasionado pela mudança de perspectiva dos indivíduos a partir da interação com o outro. O PD apontou, ainda, potencialidades para a revisão da forma de atuar das equipes que desenvolvem o UniCo, unidade de análise na qual a pesquisa contextualizada foi realizada.