Resumen:
Este estudo objetiva analisar a auto percepção das mulheres integrantes do grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Porto Alegre/RS, na promoção do Capital Psicológico, suportando o desenvolvimento e fortalecimento da liderança. Buscou-se compreender, ainda, a percepção feminina sobre qual dimensão do Capital Psicológico que melhor promovem, assim como as que apresentam maior dificuldade em estimular. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 78 mulheres respondentes da survey, composta pelo instrumento PCQ (24) e informações sociodemográficas enviadas por e-mail, mulheres estas representantes do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi aprofundada através de entrevistas utilizando-se o inventário de incidentes críticos, no qual dez mulheres foram entrevistadas, sendo estes dados analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. A validação do construto foi realizada através de Análise Fatorial e confirmação de confiabilidade pelo indicador Alpha de Cronbach. As mulheres respondentes atribuíram à dimensão Autoeficácia a maior média, respondida através de uma escala Likert de 6 pontos, enquanto a dimensão Otimismo apresentou o menor resultado entre as respondentes. Na análise fatorial, observou-se um baixo valor de variância explicada para a dimensão otimismo. Após a realização da rotação de fatores, identificou-se o surgimento de duas novas categorias, formadas através do deslocamento de questões pertencentes originalmente a outras dimensões. Da mesma forma, esse fato foi ratificado pelos exemplos narrados nas Entrevistas de Eventos dos Incidentes Críticos. Como pesquisas futuras sugerem-se ampliar os estudos da auto percepção do Capital Psicológico por mulheres, estabelecendo o paralelo com a influência da liderança autêntica e expandir a aplicação do PCQ (24) para outros estados brasileiros para que haja uma validação desta escala para a realidade do país, visto que, para a população estudada, apareceram oscilações na dimensão otimismo, e outras duas dimensões surgiram.