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Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo

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Autor Lima, Priscila Ledermann;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Uma análise sobre a relação entre processos de socialização, identidade de gênero e consumo;
Resumo Gênero é uma construção social, que distingue e atribui significados ao indivíduo como homem ou mulher. Questões de gênero são definidas por aspectos biológicos e sociais e se configuram culturalmente, de distintos modos, em diferentes períodos históricos. Partindo da premissa de que a construção social de gênero é influenciada não só pela educação familiar, mas também pela escola e pela mídia, avaliou-se nesse estudo os reflexos desses agentes de socialização nas decisões de consumo, campo de reprodução social, reconhecido por demarcar camadas sociais e gerar distinção entre indivíduos e grupos na sociedade. Nesse ambiente complexo e bastante comentado nos últimos anos o estudo objetivou compreender de que forma os pais com filhos de até 12 anos vêm lidando com as questões de gênero e os consequentes reflexos nas práticas de consumo. O método aplicado foi de natureza qualitativa, caráter exploratório e abordagem interpretativista. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas a entrevista qualitativa através da coleta de campo. Os resultados indicam que, apesar do discurso de aceitação da diversidade experimentado pelos pais, o tema ainda é tratado com bastante resistência pelas famílias, que tendem a reproduzir modelos de comportamento dentro dos padrões heteronormativos e a replicá-los nas práticas de consumo. Também pode-se avaliar que existe uma grande resistência em relação aos conteúdos midiáticos e que somente conteúdos pré-aprovados são liberados. No que tange às práticas de consumo, o estudo mostrou que não é dado às crianças o direito de escolha, ficando os pais responsáveis por determinar quais brinquedos e roupas serão adquiridos.;
Abstract Gender is a social construction that distinguishes and attributes meanings to the individual as male or female. Gender issues are defined by biological and social aspects. They are culturally set, in different ways and in different historical periods. Based on the premise that the social construction of gender is influenced not only by family education but also by school and media, on this study the reflexes of this socialization agents on consumption decisions, social reproduction field, known for setting social layers and produce the distinction between individuals and social groups are analyzed. It is in this complex and discussed environment during the recent years where this study was aimed at understanding how parents with children up to 12 years of age have been dealing with gender issues and the consequent reflexes in consumer practices. The method was based on qualitative nature, exploratory character and interpretative approach. The qualitative interview was performed through field collection. The results indicate that, despite of the speech on acceptance of diversity made by parents, the subject is still treated with much resistance by the families who tend to reproduce models of behavior within the heteronormative patterns as well as replicating them on consumption practices. It was also possible to evaluate that there is a great resistance against media contents which are only allowed once they are pre-approved. Regarding consumer practices, the study showed that children are not given the right of choice, and parents are responsible for determining which toys and clothing will be purchased.;
Palavras-chave Gênero; Consumo; Heteronormatividade; Socialização; Gender; Consumption; Heteronormativity; Socialization;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-05-31;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8986;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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