Abstract:
O ensino da Língua Inglesa, no Brasil, tem recebido vasta atenção por causa de algumas demandas e exigências do meio profissional e acadêmico. Ensinar inglês pressupõe a utilização de métodos e metodologias que dizem privilegiar o estudante como o centro das atenções, mas, muitas vezes, o foco desses métodos aplicados ao ensino de um idioma recai sobre a ênfase do próprio método, deixando evidente que o conteúdo a ser aprendido é mais importante do que a necessidade do próprio estudante. Em contrapartida, a forma como um indivíduo se comporta, suas necessidades, incluindo o usuário que adquire um serviço, é interesse do design. Nesse sentido, o design para experiência já se consolidou como uma área que pensa em projetos de experiência a partir da perspectiva do usuário, aumentando o valor do produto ou serviço. Expandir essa área e desenvolver tecnologia para melhorar a experiência do usuário baseia-se em compreender uma metodologia que contemple experiências passadas. Dessa forma, o design se configura como um processo centrado no ser humano, uma área que desenvolve e visualiza ideias criativas e cria cenários para o futuro. O design emocional, outra área também já consolidada, ajuda designers a projetarem com a intenção de provocar certas emoções e evitar outras. Diante do exposto, o objetivo geral deste estudo é compreender como o design pode refletir sobre o processo de construção de um perfil de concern de estudantes de inglês fundamentado em uma teoria do design emocional. A forma como se ensina influencia o estímulo dos estudantes de diversas maneiras. A vontade que leva um estudante a querer aprender um idioma deve ser considerada ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem. Portanto, nesta pesquisa, procurou-se fazer uma conexão entre o design e o ensino da Língua Inglesa. A cultural probe, um kit contendo tarefas que apoiam o envolvimento de participantes em um processo de design, considerado um método facilmente adaptável e que vem sendo usado no design para tentar atender um conjunto de necessidades variadas (BERKOVICH, 2009), foi desenvolvido em um workshop e distribuído entre os participantes, que também foram entrevistados pela investigadora. Os resultados coletados mostraram certo equilíbrio entre as emoções agradáveis e desagradáveis. O perfil de concern econtrado refere-se às quatro habilidades do inglês. A reflexão sobre os resultados encontrados foi apresentada nas considerações finais desta pesquisa.