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Fazendo desvios de circuito na revista Somtrês: O discurso das tecnologias digitais musicais antecipadas, imaginadas e abandonadas

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Autor Borges, Luis Fernando Rabello;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4604639468351829;
Orientador Silveira, Fabrício Lopes da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8096511043948981;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Fazendo desvios de circuito na revista Somtrês: O discurso das tecnologias digitais musicais antecipadas, imaginadas e abandonadas;
Resumo O trabalho apresentado nas presentes páginas almejou identificar traços da digitalização da música seguidamente associados ao século 21 na Somtrês, revista mensal de música que circulou nas bancas do país entre janeiro de 1979 e janeiro de 1989. A Somtrês se diferenciava de outras publicações similares da época por se dedicar de forma mais detida não apenas à tradicional agenda relativa a lançamentos de discos, coberturas de shows e entrevistas com artistas, mas também a tecnologias musicais de gravação e reprodução de áudio. E, nesse intervalo de uma década de existência da revista, despontou todo um conjunto de transformações e inovações tecnológicas no campo da produção e reprodução de áudio e também de vídeo, a exemplo do CD e da fita DAT, da fita VHS e do subsequente mercado de locadoras de vídeo e de videocassetes e filmadoras, e dos dispositivos (não só instrumentos, não só de teclado) digitais e polifônicos voltados à síntese e amostragem de áudio (respectivamente, sintetizadores e samplers) e de marcação de notas musicais (controladores MIDI). O surgimento e/ou popularização dessas e outras possibilidades de digitalização e armazenamento de dados passíveis de reprodução sonora, de acesso a conteúdos de vídeo para muito além de quando foi originalmente veiculado no cinema ou na televisão, e de gravação e criação de registros musicais no ambiente doméstico, bem como da intensificação do alarde relativo à ameaça da pirataria resultante de todas essas inovações, se deu com mais intensidade na segunda metade da década de 1980, razão pela qual, neste trabalho, foram analisadas sobretudo matérias extraídas das últimas 40 edições da revista, notadamente a partir da estreia, em suas páginas, da seção Instrumentos. A análise se deu com base em um exercício metodológico de tomar o discurso da revista enquanto um objeto, exercício fundamentado nos conceitos teóricos de “arqueologia das mídias” e de “materialidades da comunicação”. Enfatizando as descrições e fotos (o “discurso das tecnologias”) dos equipamentos abordados nas matérias da Somtrês, foi realizado uma espécie de “desvio de circuito” das atribuições discursivas originais da revista. Dessa forma, esta pesquisa contempla a revista em seus aspectos menos de “crise” e mais de “inquietação”, ou seja, enfatizar a curiosidade com relação ao advento de determinada inovação tecnológica de produção ou reprodução musical, em detrimento do alarde referente a impactos negativos no mercado que tal advento poderia eventualmente provocar.;
Abstract The work presented in these pages aimed to identify traces of the music digitization frequently associated to the 21st century in Somtrês, monthly magazine of music that circulated in the pews of the country between January of 1979 and January of 1989. Somtrês was different from other similar publications of the time to dedicate more detailed way not only to the traditional agenda related to disc launches, concert coverage and interviews with artists, but also to the audio technologies of recording and reproducing audio. And within this decade of the magazine's existence, a whole set of transformations and technological innovations emerged in the field of audio and video production and reproduction, such as CD and DAT tape, VHS tape and the subsequent market video recorders and videocassettes and camcorders, and digital and polyphonic instruments for synthesizing and sampling (synthesizers and samplers) and musical note marking (MIDI controllers). The emergence and/or popularization of these and other possibilities for the digitization and storage of data capable of sound reproduction, access to video content for much more than when it was originally broadcast in the cinema or on television, and recording and creation of musical records in the increasing threat of piracy as a result of all these innovations, took place more intensely in the second half of the 1980s, which is why, in this work, mainly articles extracted from the last 40 editions of the magazine, notably from the debut, in its pages, of the Instruments section. The analysis was based on a methodological exercise of taking the discourse of the journal as an object, exercise based on the theoretical concepts of "media archeology" and "materialities of communication". Emphasizing the descriptions and photos (the “technology discourse”) of the equipment covered in Somtrês's articles, a kind of “circuitbending” was performed from the magazine's original discursive assignments. Thus, this research contemplates the magazine in its aspects less than "crisis" and more of "restlessness", that is, to emphasize the curiosity regarding the advent of certain technological innovation of production or musical reproduction, to the detriment of the brag about negative impacts on the market that such an advent could eventually cause.;
Palavras-chave Tecnologias digitais musicais; Desvio de circuito; Revista Somtrês; Musical digital technologies; Circuitbending; Somtrês magazine;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2019-07-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8870;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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