Abstract:
As eleições presidenciais brasileiras de 2014 foram marcadas pelo acirramento da disputa, acompanhado de um intenso processo de conversação política nas redes e nas ruas. Nesse contexto, esta pesquisa investiga os processos interacionais desenvolvidos nas páginas do Facebook dos três principais candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB). Com o objetivo de entender as lógicas interacionais, desenvolvidas nas participações dos eleitores-comentadores e das equipes de campanha, no dispositivo “página do candidato” no Facebook. A partir de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, adotamos a perspectiva etnometodológica aliada ao raciocínio analítico abdutivo para buscar indícios que, articulados, nos permitissem o desenvolvimento de inferências para a construção do caso de pesquisa. Em termos teóricos, discutimos: os pressupostos que envolvem campanhas políticas e a conversação política online; os conceitos de midiatização, campos sociais, circuitos e circulação; as transformações do espaço público no contexto da sociedade em midiatização; e questões factuais e interpretações de natureza teórica sobre o site de rede social Facebook. Numa segunda parte da tese, são apresentadas as inferências formuladas a partir do trabalho com os dados empíricos, iniciando com a contextualização do cenário das eleições de 2014 e seus desdobramentos. A partir de três perspectivas sistematizadoras, as singularidades do caso de pesquisa são exploradas nos seguintes níveis: 1) descritivo e processual, no qual o dispositivo “página do candidato” é caracterizado individualmente em função de sua processualidade e elementos mais imediatos; 2) inferencial, em que as lógicas interacionais, evidenciadas em cada página, são articuladas na forma de eixos organizadores das falas e ações político-interacionais dos candidatos e eleitores; 3) e de modelo teórico, no qual busca-se uma apreensão conjunta das descrições e análises anteriormente apresentadas, a partir da perspectiva conceitual da “circulação”. A análise do objeto empírico nos conduziu a perceber como as páginas dos candidatos têm sido transformadas em espaços de reforço de vínculos (entre eleitores e políticos), de embates, de discussão pública e de partilha de sentimentos e afetos.