Resumen:
A tese busca investigar e compreender os processos comunicacionais em conectividades presenciais e digitais produzidos pelos Pataxós da Bahia, em articulação com suas ações políticas em redes sociais multidimensionais, na perspectiva da (re)construção das identidades étnico-culturais e da cidadania comunicacional. A Transmetodologia foi a proposta teórico-metodológica-empírica adotada, o que permitiu a convergência de diversos movimentos de pesquisa, tais como as pesquisas teórica, de contextualização, empírica/exploratória, metodológica e da pesquisa. Assim, na constituição das argumentações teóricas e metodológicas, houve diálogos interdisciplinares com os conhecimentos científicos da Comunicação, Antropologia, História, Linguística, Cultura, Semiótica, Etnografia, que colaboraram na construção do objeto de pesquisa. Para tanto, foram realizadas problematizações teóricas sobre redes sociais multidimensionais, identidades étnico-culturais, sujeitos comunicantes e cidadania comunicacional. Também, em perspectivas multicultural e transversal, as análises foram enriquecidas com dialéticas estabelecidas com os discursos dos sujeitos comunicantes, esses coletados em entrevistas realizadas em duas fases distintas (exploratória e sistemática) dos movimentos da pesquisa empírica. Na fase sistemática da pesquisa exploratória foram entrevistados quatro sujeitos comunicantes, um da aldeia Boca da Mata e três sujeitos da aldeia de Barra Velha, além de observações etnográficas em suas atividades culturais em territórios indígenas de Porto Seguro e de Santa Cruz Cabrália, leitura semiótica de práticas culturais Pataxós, e observações etnográficas virtuais dos vinte e dois perfis pataxós em redes sociais digitais, no Facebook. Assim, o conjunto de movimentos da pesquisa apontou que as redes sociais digitais utilizadas pelos Pataxós vêm se revelando como lócus enunciativo que, além da função informacional e de comunicação, apresentam-se com potencial de produção de mecanismos políticos e de interações sociais, configurando-se como oportunidade de visibilidade de seus pleitos políticos (direitos humanos), de divulgação da economia comunitária, de vinculações sociais, de afirmação de suas identidades étnico-culturais, junto à construção de uma cidadania comunicacional. No ambiente espaço digital, as participações políticas dos Pataxós vêm permitindo a produção de informações em formato hipermídia, com maior protagonismo e autonomia desses sujeitos comunicantes. Quanto à construção da cidadania comunicacional, esta está associada à tomada de consciência dos Pataxós de seus direitos, especificamente nas reinvindicações frente às formas excludentes como são apreendidos pelos não indígenas e pelo Estado. Portanto tem sido buscada junto à formação pessoal e educacional, em que o autorreconhecimento e reconhecimento dos demais Pataxós como produtores de culturas, de mudanças sociais e políticas, vem demandando desses sujeitos formação educacional, letramento nas mídias e o desenvolvimento de competências e habilidades de criação enunciativa e de interações em diversas esferas públicas.