RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A sustentabilidade integrada nas aulas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Mottin, Isabelly Cristina; Santos, Polyanna Mondadori; Guérios, Ettiène;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3904311303249347; http://lattes.cnpq.br/9321969265893778; http://lattes.cnpq.br/1937500622764127;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A sustentabilidade integrada nas aulas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
metadataTrad.dc.description.resumo O Subprojeto Interdisciplinar: Pedagogia e Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conta com mais de vinte colaboradores, entre bolsistas, voluntários, professores supervisores e a professora coordenadora tem entre seus objetivos a efetivação do enriquecimento metodológico de seus integrantes por meio da troca de experiências, de saberes, de conteúdos e de metodologias de ensino para o ensino de matemática. Este Subprojeto tem como parâmetro o desenvolvimento do componente educativo associado aos objetivos de aprendizagem da matemática escolar. Por isso, o estruturamento das ações didáticas se dá por meio de Projetos Temáticos que associam o desenvolvimento de valores para a cidadania e aprendizagem matemática. O tema adotado para guiar as atividades no ano de 2016 foi a Sustentabilidade. Na Escola Municipal XXXXXX, em Curitiba, sob a orientação da supervisora do projeto, os pibidianos se dividiram em três grupos para realizar sequências didáticas em uma turma de quinto ano com trinta e um alunos. Cada equipe direcionou sua proposta para um eixo da Sustentabilidade (econômico, ambiental ou social), mas sem o desvincular do todo. Para o desenvolvimento das atividades o grupo teve que se adequar aos horários da escola em comum acordo com a professora regente, isto para não interromper o planejamento semanal da mesma.;
metadataTrad.dc.subject PIBID; Interdisciplinar; Sustentabilidade; Pedagogia; Matemática;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8511;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics