Resumen:
O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática da FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara. A atividade foi planejada e aplicada em um Colégio Estadual situado no município de Parobé/RS, tendo como objetivo abordar o assunto de matrizes de forma descontraída promovendo conhecimentos Matemáticos aos alunos de forma prazerosa e descontraída, com atividades diferenciadas e dessa forma sanar as possíveis dificuldades. Portanto, conhecer e identificar as limitações de nossos alunos e incentivá-los a aprender cada vez mais se torna parte do processo de ensino-aprendizagem. Logo, para se alcançar tais objetivos foi realizado um planejamento para trabalhar o assunto de matrizes, foram abordados tais conteúdos com o auxílio de um jogo: a batalha cartesiana das matrizes. Esse planejamento foi aplicado com uma turma de 2° ano do Ensino Médio pelos bolsistas do Pibid/Matemática/FACCAT. A aplicação foi realizada no segundo semestre do ano de 2017, visando o jogo como recurso eficaz no processo de construção de conhecimento matemático. Os jogos, quando aplicados de maneira adequada, podem auxiliar na aprendizagem, motivando os alunos e tornando a Matemática mais interessante.