Abstract:
As transformações em relação ao papel do professor e, consequentemente do aluno nos dias atuais, têm desafiado a sociedade a ofertar uma educação compatível com todas as necessidades e demandas que são encontradas dentro das escolas. Sabemos que hoje o conhecimento é imprescindível, tanto para a inclusão do homem no mercado de trabalho, quanto para a compreensão de si mesmo e tudo que está a sua volta, a ciência contribui para a melhor qualidade desta compreensão. A educação possibilita formar indivíduos capazes de entender o ambiente em que vivem, de criticar, de opinar, de tomar decisões. Os saberes evoluem, modificam-se ao longo do tempo. O conjunto de saberes adquiridos na família e na escola passa a ter um novo significado quando compartilhado entre a sociedade. A experiência possibilita uma consolidação de certos saberes que se mostram eficientes em certas situações, bem como uma reorganização de conhecimentos, habilidades e atitudes frente a situações novas. O Programa PIBID realizado nas escolas possibilita que novos saberes passem a ser gerados e, quando necessários, reestruturados. O presente trabalho visa relatar uma reflexão acerca da importância da atuação do subprojeto PIBID Biologia do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Hormain, localizada no interior do município de Alegrete. Baseando-se no objetivo do programa PIBID que é incentivar a formação inicial dos acadêmicos de licenciatura através da sua inserção no cotidiano de escolas da rede pública, promovendo a articulação entre a teoria e a prática e desde já oportunizando aos licenciandos compreender e refletir sobre os métodos didáticos, buscou-se abordar a compreensão da professora supervisora da Escola a partir de vivências durante as oficinas ofertadas pelo programa.