Resumen:
A Manufatura Aditiva (AM) vem apresentando crescimento contínuo de adoção por parte das organizações nos últimos anos, modificando os processos produtivos, cadeia de suprimentos, manutenção, desenvolvimento de produto e a economia global. Há no mercado, diversas tecnologias de AM e equipamentos para utilização, contudo, não há diretrizes, benchmarking ou ferramentas de suporte a decisão quanto à seleção adequada. Esta pesquisa apresenta um modelo de apoio à tomada de decisão para seleção de tecnologias de AM em sistemas produtivos. Onde, relacionou-se as características das tecnologias de AM com os critérios competitivos, para que a seleção de tecnologias de AM seja alinhada com os objetivos dos sistemas produtivos. Para isso, utilizou-se o método análise hierárquica de processos (AHP) para execução da análise pareada das tecnologias em relação aos critérios competitivos e a análise conjunta para obtenção das utilidades através da identificação das preferências dos respondentes por meio do ordenamento dos cartões. Além do banco de dados, composto por informações obtidas na literatura e nos catálogos técnicos dos fabricantes de equipamento de AM. O artefato foi avaliado em três situações distintas. Dessa forma, esta pesquisa contribui tanto para o meio acadêmico quanto empresarial, ao desenvolver um artefato funcional de seleção de tecnologia de Manufatura Aditiva. E também, ao contribuir para o aumento da disponibilidade de informações relativas às nove tecnologias aditivas, mais comumente utilizadas na indústria.