Abstract:
O presente trabalho apresenta uma análise das empresas graduadas e incubadas pelo Núcleo de Desenvolvimento de Incubação - GTEC, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi, e a interação das empresas com a Instituição de Ensino, bem como a contribuição do programa para o desenvolvimento empresarial e também como modelo para outras instituições universitárias. Por meio de um estudo de caso envolvendo o GTEC e as empresas incubadas e graduadas procurou-se investigar a forma como ocorreu, até então, os processos de incubação; os benefícios e as barreiras dos processos, de forma a identificar possíveis ações para o crescimento da interação universidade e as empresas e o sucesso do programa e das próprias empresas. O tema escolhido advém do fato de o empreendedorismo e da inovação terem sido alçados na academia e no meio empresarial como assunto de valia e relevância, quanto mais no mercado competitivo que vê instalado. Assim, a Universidade passou a ser vista pela sociedade, sobretudo, no meio empresarial, como uma alternativa na busca de apostas e soluções para o enfrentamento das dificuldades sociais e econômicas. O programa de incubação é uma via para que universidade e sociedade empresarial desenvolvam inovação, aumentem a competitividade e, nesse sentido, seja fortalecida a base econômica e social da região. Através de pesquisa pelo modelo de entrevistas semiestruturadas com diagnóstico de sentimentos positivos e negativos, realizada com os sócios das empresas e com os responsáveis pelo programa de incubação do GTEC e Unidavi, chegou-se à conclusão de que o programa de incubação foi bem sucedido com as empresas já graduadas, apresentando, na atualidade, com as empresas incubadas algumas deficiências e barreiras a serem superadas. Questões como a limitação, deficiência e a baixa interação das empresas graduadas e incubadas com a Unidavi, bem como a falta de maior apoio institucional no programa e na busca pela inovação precisam ser corrigidos por meio, acredita-se, da expansão da relação das empresas com a Unidavi e a inserção do programa nos cursos de graduação e de toda estrutura humana e técnica que o Centro Universitário dispõe.