Resumo:
Está escrita tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como um relato reflexivo sobre as experiências vivenciadas a partir do planejamento, prática e reflexão de oficinas disciplinares, ministradas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Dança – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, em escolas de Educação Básica, durante o primeiro semestre de 2017. Em um dos encontros do PIBID – Dança as coordenadoras de área lançaram a proposta de elaboração de um projeto para ser desenvolvido com uma turma da escola que estávamos inseridas. As atividades foram elaboradas com a finalidade de fortalecer o campo da dança na escola como área de conhecimento, possibilitando variadas vivências corporais aos alunos.
No caso do projeto aqui relatado, escolheu-se desenvolver uma prática de ensino de dança, tendo como temática as brincadeiras lúdicas, com o objetivo de levar atividades que proporcionassem a experiência com a dança e interação entre os alunos, sem diferenciação de gênero. Pensou-se em trabalhar a dança a partir de uma abordagem focada na criação de movimentos utilizando o lúdico, a improvisação e a expressão corporal, deixando de lado a ideia de recreação, ainda associado à dança no espaço escolar.