Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Ferrando, Daniel Fonseca Corradini; Araújo, John Welvins Barros de; Kakuno, Edson Massayuki;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0840628269744413; http://lattes.cnpq.br/0477796061639003; http://lattes.cnpq.br/3738313938168252;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Controle de temperatura PID com arduino;
metadataTrad.dc.description.resumo O Arduino é um projeto eletrônico de plataforma aberta, com a filosofia de fornecer um “hardware” e um “software” fácil de usar. Tem sido proposto como ferramenta de ensino, nas áreas de exatas e engenharias, por vários grupos entre eles da PUC-SP, UFRGS (CAVALCANTE, 2011), UFRJ (SOUZA, 2011), UPF (DIONISIO, 2017), UFSC (SILVEIRA, 2017), IFRN (SILVA, 2014), UNIPAMPA (DWORAKOWSKI, 2016). e trabalhos em mestrados profissionais (SILVEIRA, 2017, DWORAKOWSKI, 2016). Contudo outras áreas do conhecimento podem se beneficiar desta plataforma, como exemplo a área da moda (LILYPAD, 2015) e com um pouco de imaginação, o ensino em todas as áreas do conhecimento poderão fazer uso desta plataforma. A plataforma Arduino permite a realização concreta de um modelo teórico, propiciando um aprendizado mais significativo. Existem diversas propostas de ensino utilizando o controle liga-desliga (L-D) com o Arduino para controlar: a temperatura de um reservatório, a posição de um objeto, etc. Controles desta natureza recebem estímulos de um sensor (temperatura ou distância), e quando este estimulo, atinge um valor limite previamente imposto, liga-se ou desliga-se um atuador (aquecedor ou motor).;
metadataTrad.dc.subject Arduíno; PID; Controle de temperatura;
metadataTrad.dc.type Resumo de evento;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-13;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8331;
metadataTrad.dc.event.title II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas