metadataTrad.dc.contributor.author |
Araújo, John Welvins Barros de; Ferrando, Daniel Fonseca Corradini; Kakuno, Edson Massayuki; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0477796061639003; http://lattes.cnpq.br/0840628269744413; http://lattes.cnpq.br/3738313938168252; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Arduino: sensores e entrada analógica, uma visão detalhada; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O Arduino é um projeto eletrônico de plataforma aberta, com a filosofia de fornecer um “hardware” e um “software” de fácil uso. Tem sido proposto como ferramenta de ensino, nas áreas de exatas e engenharias, por vários grupos entre eles da PUC-SP, UFRGS (CAVALCANTE, 2011), UFRJ (SOUZA, 2011), UPF (DIONISIO, 2017), UFSC (SILVEIRA, 2017), IFRN (SILVA, 2014), UNIPAMPA (DWORAKOWSKI, 2016), e trabalhos em mestrados profissionais (SILVEIRA, 2017, DWORAKOWSKI, 2016). Contudo outras áreas do conhecimento podem se beneficiar desta plataforma, como exemplo a área da moda (LILYPAD, 2015) e com um pouco de imaginação, o ensino em todas as área do conhecimento poderão fazer uso desta plataforma. A plataforma Arduino permite a realização concreta de um modelo teórico, propiciando um aprendizado mais significativo.; |
metadataTrad.dc.subject |
Arduino; ADC; HX711; DHT11; |
metadataTrad.dc.type |
Resumo de evento; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2017-12-13; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8327; |
metadataTrad.dc.event.title |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |