Abstract:
O presente trabalho configura-se como um relato de experiência e tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas que foram desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre do ano de 2017 pelas bolsistas do Subprojeto Pedagogia II do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Vale do Taquari Univates/RS. As observações e monitorias realizaram-se em quatro turmas dos anos iniciais da escola parceira, com o objetivo de ampliar as percepções sobre os níveis de aprendizagem de cada turma e identificar as necessidades que pudessem ser trabalhadas através das práticas desenvolvidas pelas bolsistas do Programa. Ao término destas ações, foram realizadas reflexões e estudos para definir em quais das turmas as bolsistas iriam realizar intervenções pedagógicas ao longo do ano e quais as estratégias seriam abordadas. Assim, as turmas definidas foram segundo, quarto e quinto anos. Observou-se a dificuldade dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos e com isso, optou-se por realizar práticas pedagógicas envolvendo esta temática nas turmas supracitadas.