Autor |
Heuer, Isadora Paasch; Fontes, Patrícia Neto; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2034981862003846; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Parkour: uma experiência na escola através do PIBID/FURB – subprojeto de Educação Física; |
Resumo |
Quando se é acadêmico de Educação Física, diversas dúvidas e ideias surgem quase que constantemente sobre se o que nós estamos praticando é realmente o que é a Educação Física em si. Já quando se é professor de Educação Física, surge a necessidade do novo e do diferente. Há a necessidade de fazer que os alunos passem por diferentes práticas corporais e saiam do monopólio do quarteto fantástico (futebol, vôlei, basquete e handebol), conhecendo assim tudo o que gira em torno da sociedade em que vive e tendo uma maior consciência corporal, posto que lhe é permitido experimentar coisas novas.
Na BNCC consta a unidade temática “Práticas corporais de aventura”, onde cita “...exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.”, página 176. Percebeu-se a partir disso que é possível e necessária a prática diferenciada dentro do ambiente escolar, e assim deu-se início o projeto Parkour na Escola, na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, localizada na cidade de Blumenau, Santa Catarina.; |
Palavras-chave |
Parkour; Experiência; Escola; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8305; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |