Resumo:
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, realizado no ano de 2016. Tem como foco o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, indicando alguns dos desafios e possibilidades com os quais o professor pode se deparar. Propõe-se identificar, através de propostas de ensino desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – UNISINOS/CAPES, os impactos de atividades envolvendo roteiros de leitura e escrita em aulas de Matemática.
Um dos princípios do subprojeto de Matemática é dar enfoque à leitura e à escrita, objetivando o aprimoramento e o desenvolvimento das estratégias utilizadas na resolução de problemas. Considerando isso, bem como princípios de um trabalho significativo que recomenda a vinculação das atividades com a realidade (VASCONCELLOS, 2002), a proposta de ensino explora conceitos matemáticos a partir de textos informativos de interesse dos alunos.