Resumen:
Este trabalho tem como objetivo apresentar as oficinas lúdicas que foram desenvolvidas nos anos de 2016 e 2017, no Laboratório de Ensino Brinquedoteca da Universidade do Vale do Taquari Univates.
Há 18 anos, foi criado o Laboratório de Ensino Brinquedoteca Univates com o intuito de promover atividades lúdicas que possibilitem pensar, repensar e estimular atividades que envolvam o brincar com crianças, adolescentes e adultos. Cunha (2001, p.16), afirma que a “Brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira”, ou seja, é um ambiente que além de oferecer um variado acervo de jogos e brinquedos, resgata a fantasia e alimenta o potencial cultural.
Ao longo desses anos, a Brinquedoteca tornou-se uma referência para funcionários e acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição, bem como à comunidade em geral, os quais usufruem o ambiente para estudar, pesquisar, testar metodologias e materiais lúdicos. Também as escolas de Educação Básica da região podem explorar este espaço lúdico, agendando seus horários e vivenciando o brincar com todo o acervo lúdico que oferecemos. Além disso, é um ambiente no qual crianças e adultos podem explorá-lo, despertando a imaginação, o faz de conta, a criatividade e valorizando o brincar através da vivência com jogos, brinquedos, livros infantis e materiais específicos de caráter simbólico. Como é citado por Santos,
Falar sobre Brinquedoteca é também desvincular o lúdico da infância, pois jogos e brinquedos não são privilégios somente das crianças, embora o brinquedo seja considerado a essência da infância. É preciso pensar na Brinquedoteca como um espaço que contemple todas as etapas do desenvolvimento humano, independente da idade cronológica das pessoas, pois ela envolve as crianças, os jovens, os adultos e os idosos e, portanto, a educação, o trabalho e a vida.” (SANTOS, 2000,p.58).